
Serviço será oferecido em todos os municípios. Mogi das Cruzes é a cidade com mais pontos de atendimento. Agências dos Correios vão atender presencialmente às vítimas de fraudes e descontos indevidos no INSS
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
O Alto Tietê terá atendimento presencial às vítimas de fraudes e descontos indevidos no INSS nas agências dos Correios.
Mogi das Cruzes é a cidade com mais pontos de atendimento. Os moradores terão atendimento em agências no Centro, Brás Cubas e Jundiapeba. O atendimento começa nesta sexta-feira (30).
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O presidente do INSS, Gilberto Waller, explica que quem for ao atendimento presencial pode levar apenas um documento de identidade. Não é preciso apresentar contracheque, por exemplo.
Segundo o governo federal, aposentados e pensionistas também podem fazer a consulta pelo aplicativo Meu INSS ou pelo número de telefone 135.
➡️ A ida a uma agência é apenas uma opção adicional. Segundo o governo, como os descontos já foram suspensos e o ressarcimento ainda não começou, não é preciso correr e nem formar filas.
Confira as agências dos Correios do Alto Tietê que vão oferecer atendimento
Arujá
Avenida dos expedicionarios, 290, Centro
Biritiba-Mirim
Rua Gildo Sevalli, 315, Centro
Ferraz de Vasconcelos
Rua Otavio Rodrigues Barbosa, 145, Vila Romanopolis
Guararema
Rua Marcondes Flores, 589, Centro
Itaquaquecetuba
Praça Padre João Álvares, 181, Centro
Mogi das Cruzes
Rua Doutor Ricardo Vilela, 300, Centro
Alameda Santo Ângelo, 216, Jjundiapeba
Rua Francisco Affonso de Melo, 110, Brás Cubas
Poá
Avenida Nove deJulho, 515, Centro
Salesópolis
Rua XV de Novembro, 786, Centro
Santa Isabel
Avenida Manoel Ferraz de Campos Sales, 737, Centro
Suzano
Praça dos Expedicionários, 136, Centro
Quais serviços estarão disponíveis?
Segundo a diretora de Governança e Estratégia dos Correios, Juliana Agatte, as agências prestarão os seguintes serviços:
identificar se o aposentado ou pensionista sofreu descontos mensais – e qual foi a entidade responsável;
protocolar pedido de informações adicionais;
informar o retorno do INSS sobre esse pedido, e a data para essa nova visita aos Correios;
orientar o beneficiário sobre como fazer a contestação e o pedido de ressarcimento.
Segundo a diretora, a lista das agências dos Correios com esse atendimento presencial estará disponível nos sites dos Correios e do INSS ou pelo telefone 135.
Acesso facilitado
Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller, quem for ao atendimento presencial pode levar apenas um documento de identidade. Não é preciso apresentar contracheque, por exemplo.
Se o beneficiário tiver dificuldades de locomoção, pode enviar um representante com “procuração devidamente autêntica”, assinada. O representante poderá consultar, junto aos Correios, se a pessoa foi vítima de descontos indevidos.
“Nem o INSS nem os Correios mandam carta, mandam mensagem. É você que entra na página, no 135, ou que vai nos Correios”, explicou Waller.
O governo pretende, no entanto, ativar as unidades móveis do INSS (as vans do PrevMóvel e as embarcações do PrevBarco) para fazer a “busca ativa” de beneficiários com menor acesso à internet – em comunidades ribeirinhas, por exemplo.
A decisão de mobilizar a estrutura dos Correios foi tomada em um momento em que as agências próprias do Instituto estão sobrecarregadas, com filas expressivas e alta demanda de atendimento.
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